Wednesday, November 15, 2006

PENA

Sentir pena. Sentir dó. Condoear-se de alguém. Porque alguns pensam que isso é ruim, indigno, humilhante?
Tá certo, a gente sente pena até de quem não gosta. Mas sentir pena é identificar-se com a dor do outro. E a identificação é meio caminho andado para a simpatia. Não é?
Eu sinto dois tipos de pena. Não sei se é assim com todo mundo. Me vêm dois exemplos a cabeça.
A boa pena: uma pessoa conhecida está numa situação difícil, que pode comprometer toda a vida dela. Nunca gostei muito da tal criatura, mas me apiedei de sua má fortuna. Não foi escolha dela (eu acho). Então me identifiquei com ela por conta da sua desventura. Nesse caso, acho que identificar-se é comparar-se, é estar na mesma altura, ainda que só em pensamento.
A má pena: tenho outro conhecido que era uma pessoa promissora quando começamos a nos aproximar. Mas as experiências da vida o fizeram se tornar alguém cada vez mais cheio de si, insuportável. Sinto pena porque a tal criatura tomou o caminho errado. Essa piedade parte, acredito, de achar que o "meu" caminho é o mais certo. Rompi a identificação me entendendo como superior. Talvez essa seja a má pena.
Enfim, elocubraçõs...

No comments: