Tuesday, August 22, 2006

TODO CAMBIA

É engraçado como, de repente, tudo muda. E muda mesmo sem que saibamos o exato porque. Talvez uma palavra, quem sabe um pensamento novo. Os ares mudam, o ambiente tão frequentado ganha outra luz. Os dias se tornam mais longos, ou mais curtos. De repente, não mais que de repente, algo te enche de esperança. Ou tira tudo o que havia de bom em você.
É interessante como alguns momentos são, claramente, de transição. E do mesmo jeito que chegam, vão. Sem aviso, sem previsão. O que torna tudo muito inseguro, muito instável. E para quem tem mania de controle, isso é de uma angústia torturante. Temos a nítida sensação de que um eu novo veio a tona. Ou um eu velho, criança, moleque, livre, que passou anos e anos escondido, com medo de vir ao mundo novamente.
Pela minha experiência, esse eu acaba voltando pra debaixo dos panos mais cedo ou mais tarde. Combalido, maltratado, envergonhado. Nossa, que pessimismo. É o outro eu falando. O eu que detesta o moleque pirracento, cheio de vontades loucas, sem qualquer culpa. O eu cristão tenta sufocar o eu pagão. Mas eu sei mais do que isso.
Mas enquanto esse eu pagão está por ai solto, cantando e pulando, vou abraçá-lo com todas as forças. Esperando mantê-lo em sobrevida, ao menos, pelo máximo de tempo possível.

No comments: