Monday, September 11, 2006

ADAMASTORA

Ainda agora conversava eu com Adamastora. Pessoa excelente a Adamastora, grande amiga de Marcolino. Adamastora tem por hábito fazer profundas (ou quase) análises psicológicas das pessoas, conhecidas e nem tanto. Dizia-me Adasmatora que Marcolino procura repetidamente se apaixonar. (Eu não sabia, contaram-me somente do caso com Tteresa.) Segundo nossa sábia (pu quase) analista da alma humana, Marcolino busca a felicidade, porque não leva uma vida feliz. Ou, pelo menos, acha que não. Marcolino busca a felicidade inventando paixões. Ora, vejam só! Mas encontra nelas apenas delisusão, pobre Marcolino. E a busca por esses sentimentos grandiosos, ainda segundo Adamastora, paixão, delisusão, esconde apenas os reais sentimentos de infelicidade e inadequação. Criatura complexa, o nosso Marcolino. Perguntei, curiosa, a Adamastora: "Mas porque Marcolino é tão infeliz? O rapaz tem uma vida tão completa!" Adamastora não soube me responder. Mas disse que Marcolino esconde a grande infelicidade, e mostra apenas as "pequenas", ou seja, as paixões e desilusões.
Pergunto-me, então: Marcolino é, de fato, infeliz? Ou apenas um louco varrido que anda atrás de sarna pra se coçar? Eu mesma já estive em situações em que buscava um algo mais, alguma coisa que faltava, fora de mim. Até que aprendi, na marra, que não adianta nada procurar fora, o segredo é procurar dentro. É se bastar. De repente Marcolino esqueceu de si mesmo... Quem sabe?

No comments: