Monday, September 11, 2006

HERMENGARDA

Estava agora mesmo conversando com uma amiga de longa data, a Hermengarda. Apesar do nome, é uma pessoa extraordinária. Tão emaranhada nas confusões da vida quanto eu. Chegamos a uma conclusão muito sombria: o ser humano, pelo menos aquele marcado por desilusões, acaba sempre encontrando uma maneira de se auto-sabotar. Não sei se essa é uma máxima universal. Mas discutimos alguns casos clássicos de auto-sabotagem de conhecidos e não pudemos nos furtar a chegar à dita conclusão.
Vejamos, por exemplo, o caso de Marcolino. rapaz bonito, inteligente, interessantíssimo. Casado, realizado profissionalmente. Um dia conheceu Teresa, mais jovem, cheia de vida, cheia de afinidades. Teresa queria ser livre, não queria compromisso. Marcolino já tinha compromisso. Mas quis Teresa. Conversaram muito. Tornaram-se amigos. E Marcolino queria estar sempre em contato com Teresa, que lhe dava tanta vida. Mas Teresa se cansou. Teresa não queria estar sempre em contato com Marcolino. E começou a excluir Marcolino de sua vida. Enquanto antes lhe contava tudo, agora sequer dizia oi. Marcolino entristeceu-se. Falava de si para si: "Não pode ser, não admito!". Não admitia sua fraqueza. Surpeendia-se com a tristeza que o invadia todo santo dia. Até que resolveu, como o ato de um desesperado, não procurar mais Teresa.
Infelizmente, não sei do resto da história. Hermengarda não encontrou mais com Marcolino. Mas nós duas vemos tudo da seguinte maneira: Marcolino levava uma vida sem muitos atropelos amorosos. Quando começou a se interessar por Teresa tinha plena consciência de que aquili terminaria mal. Mas mesmo assim se enredou em seus encantos. É como se ele quisesse sofrer. Nas suas próprias palavras: "eu queria pular uma fogueira". A imagem não é lá essas coisas, mas é como se, ao ver aquele desafio, aquilo brilhando, incandescendo, ele tivesse que pular, mesmo sabendo que poderia cair e se queimar feio. Acabou se chamuscando. Não sabemos ao certo, eu e Hermengarda, a extensão da queimadura. Mas sabemos que ele vai sarar. Será que ele sabe?

1 comment:

Pritchan said...

eh verdade... muito bom o conto, nada mais é necessário de ser dito.... eu fiquei com isso na minha cabeça... depois checa meu blog! thamo